Semana do Voluntariado e da Pessoa com Deficiência e/ou Incapacidade

O Clube de Voluntariado, no âmbito da sua atividade, promoveu de 5 a 7 de dezembro de 2023, a Semana do Voluntariado e da Pessoa com Deficiência e/ou Incapacidade, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado pelas instituições participantes e sobretudo sensibilizar os/as alunos/as para estas temáticas.  Durante esta semana e a seguinte, o átrio a recebeu uma pequena exposição, que ilustra as diversas atividades dinamizadas na escola e apela a uma reflexão sobre o Voluntariado, através de um conjunto de questões desafiadoras.

As entidades parceiras dinamizaram as seguintes atividades:

Sessões de sensibilização para o voluntariado e para a mobilidade europeia, no âmbito da parceria com a Associação RATO ADCC, que envolveu cerca de 10 turmas do 12º ano.

Esta é uma sessão dinâmica na qual foi apresentado o projeto Corpo Europeu para a Solidariedade, com o testemunho de um voluntário europeu, e que permitiu identificar diferentes oportunidades no âmbito da mobilidade internacional e conhecer em particular o Programa Corpo Europeu de Solidariedade, identificar aprendizagens e competências pessoais, sociais e profissionais geradas pela participação em projetos de voluntariado.

No âmbito da parceria com a APCAS foram dinamizadas sessões sobre “Inclusão de Pessoas com deficiência” promotoras de uma maior consciência/conhecimento sobre as suas dificuldades, identificação de preconceitos pessoais e estereótipos e identificação de comportamentos cívicos e de solidariedade. As sessões incluíram:

Testemunho de Pessoa com Deficiência”, que envolveu 77 alunos/as do 10º A, 10º G e 10º M.

Este momento, para além de permitir um maior conhecimento sobre a deficiência e sobre o contributo individual de cada um/a para a inclusão, é um momento inspirador para os/as alunos/as, contribuindo para o desenvolvimento de uma atitude positiva perante a vida, tendo em conta o exemplo de otimismo, de perseverança, de aceitação e de superação pessoal.

“Na tua Pele” e “Demonstração de Desporto Adaptado” que envolveu 48 alunos/as do 10º E e do 11ºD. Esta atividade constitui-se como uma oportunidade de “experienciar” as limitações de pessoas com deficiência, de as viver na pele, mas também sobre as estratégias para as ultrapassar.                

A Cruz Vermelha Portuguesa (núcleo do Seixal) efetuou um primeiro enquadramento sobre a atividade de voluntariado, apresentou a sua atividade, em particular no que concerne à atividade do grupo de jovens, e promoveu algumas dinâmicas, promotoras da consciencialização sobre as diferenças individuais. Esta sessão foi dirigida aos/às alunos/as do Clube de Voluntariado e envolveu 24 alunos/as.