Clube de Voluntariado

O Clube de Voluntariado iniciou a sua atividade em novembro de 2023 envolvendo cerca de 50 de todos os anos de escolaridade. O Clube reúne às sexta-feiras, e tem como objetivo promover a participação cidadã e a cooperação, assim como a aproximação a entidades concelhias com intervenção social, estimulando o desenvolvimento de competências pessoais e sociais das/os alunas/os.

Esta aproximação às entidades locais implica conhecer a realidade de cada entidade, as atividades que dinamizam, as necessidades sentidas e as características dos grupos, que facilite a pesquisa e planificação de atividades adequadas em particular às crianças e idosos, por parte das/os alunas/os. Neste sentido foram, em janeiro, promovidas três visitas:  à ARPIA – Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Arrentela, ao Jardim de Infância o Pica-Pau do Centro Paroquial de Arrentela e ao Jardim de Infância do Centro Paroquial de Amora.

As/os alunos/as do Clube de Voluntariado, promoveram ainda uma recolha de brinquedos, que decorreu entre dezembro de 2023 e primeira quinzena de janeiro de 2024, registando-se uma forte adesão da comunidade educativa da ESJA.

Foram inúmeros os peluches, livros, roupa, alguns jogos, bonecas e carros, entre outros artigos recolhidos. As alunas voluntárias efetuaram uma seleção dos brinquedos, que foram entregues em duas entidades, a Associação “Dá-me a Tua Mão” e a Loja Social do Centro Paroquial de Arrentela.